Sazae-san 0001

Para começar meu compêndio de animes infinitos, decidi escolher o anime infinito mais infinito de todos, Sazae-san.

Sazae-san, como já disse, é o anime infinito de nível mais alto, o fodão, o que inspira todo anime infinito, já que é transmitido ininterruptamente desde 05/10/1969 (ou seja, cerca de 39 anos). Atualmente Sazae-san já passou do episódio 6000 (já que passam 3 episódios por semana, essa semana passou o episódio número 6083), e como é o anime com maior audiência no Japão, a tendência é que continue por muito mais tempo.

A caracteristica principal de Sazae-san é ser um anime para toda a família, o que o deixa milhas a frente de animes pseudo-infinitos, voltados principalmente para garotos (na maioria menores de idade). Sazae-san é um anime sem violência e bastante educativo, o que o deixa com uma aceitação muito grande dos adultos, acreditando que seja melhor para seus filhos do que os pseudo-infinitos já citados.

Para contar um pouco da história de Sazae-san, decidi contar o primeiro episódio, cedido gentilmente pelo DORORO12, através de um p2p. A qualidade do primeiro episódio não é das melhores, já que o episódio passou à 39 anos, mas para assistir serve (apesar de 240×180 não agradar ninguém). Para ver o restante clique no more:

Para começar vou falar da Opening (que continua com a mesma música até hoje). A Abertura começa com Sazae se apresentando, e então começa a música, que diferentemente de hoje em dia, representa o que acontece na animação (pelo menos no começo da animação, o restante é muito abstrato). Além disso após a OP temos uma propaganda enorme da Toshiba, propagandas hoje continuam comuns, no entanto é a personagem que apresenta a empresa. Após isso ela comenta que o anime é em cores, coisa que hoje seria no mínimo estranha… Logo após temos o título do episódio, “75点の天才!”, “O Gênio de 75 Pontos”.

Como a intenção não é dar spoilers, vou apensar contar um pouco do episódio, dando apenas um review. O episódio começa com Katsuo, irmão mais novo de Sazae, voltando da escola extremamente feliz, havia conseguido 75 pontos num teste! No entanto escondia diversos testes com notas baixas. Com isso vai se meter em diversas confusões, já que estava tentando se gabar pelos 75 pontos.

Sazae-san é intessante porque não é a família clássica dos seriados americanos, apenas pais e filhos. Sazae tem dois irmãos pequenos (Katsuo com 11 e Wakame com 9 anos), no entanto também é casada, e tem um filho de 3 anos (Tarao).

Bem, Sazae-san pode não ser um anime com um história densa, não é um anime que teria alguma chance de ser popular no Ocidente, no entanto hoje é algo indipensável na vida dos japoneses, é o preferido dos pais para os filhos e ainda hoje alcança audiências altíssimas (quando começou tinha cerca de 35% da audiência, hoje tem cerca de 25%). Pode a primeira vista não ser um anime interessante, mas deve ser visto por todo otaku que se preze, e também por todos os fãs de animes infinitos, que mesmo não sendo adorados pela maioria (que prefere os pseudo-infinitos) são possivelmente as melhores animações, já que são atemporais e não se desgastam tanto com o tempo.

About these ads

4 Respostas to “Sazae-san 0001”

  1. ” no entanto hoje é algo indipensável na vida dos japoneses,”

    Realmente >_>
    Sazae-san fails.

  2. Concordo, animes antigões e infinitos (como Doraemon XD) são ótimos \o/ eu quero ver Sazae-san :~~

  3. PS: Meh! Postei como xdrips, lol…
    Eh o DruidElf, btw :x

  4. Isso me fez lembrar do Chaves! Que apesar de passar à 30 anos (e repetindo descaradamente cada episódio!), continua sendo assistido rigorosamente por qualquer um que passe de relance pelo sbt. Isso sem falar dos Simpsons, que apesar de não ser nem de longe um anime, ainda assim é adorado e assistido à exaustão por cada pessoa que já tenha visto qualquer um de seus trocentos episódios!
    Impressionante, no fim, acho que os japoneses e os brasileiros nem são tão diferentes assim!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: